Projeto Trapézio

 

NOTA: Desde 2015, o Projeto Trapézio está disponível no Youtube, contando com as ferramentas de interação disponibilizadas pela plataforma. É possível assistir e interagir com a história. VEJA 

Abaixo, descrevo todo o histórico de desenvolvimento do projeto, bem como listo os prêmios e festivais em que ele participou.

 

Projeto Trapézio é um trabalho de conclusão de curso realizado para o Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP. Através do desenvolvimento de uma narrativa ficcional interativa, busquei questionar a criação audiovisual, explorando as possibilidades oferecidas por novas tecnologias. A escolha inicial, de desenvolvê-lo em linguagem Ginga-NCL, se deu principalmente pela carência de contribuições acadêmicas nessa area, sendo este o primeiro projeto desenvolvido para a TV Digital Interativa dentro do Departamento de Cinema, Radio e TV da Universidade de São Paulo. Agora, a versão interativa para iPAD, com novos recursos de interatividade, acaba de ser lançada pela start up T-Heads Aplicativos Móveis e ganhou o Troféu Popular na categoria Tablets do Prêmio Oi Telva Viva Móvel 2013.
A história se passa em um circo decadente, onde acompanhamos o ponto de vista de quatro personagens e suas relações ao longo de um dia, culminando na morte do Trapezista. A interação aparece como ferramenta fundamental, fornecendo mais informações a respeito da trama, seja através dos links entre cenas e diálogos de pontos de vista diferentes, seja através do conteúdo extra, em que se pode ler, por exemplo, a biografia dos personagens e a história do circo. Partindo de um material rico, contendo vídeo, textos e imagens, foi possível criar um produto complexo.
O diferencial do projeto reside justamente na maneira como a interação foi pensada, não sendo apenas uma bifurcação na história, ou a escolha de legendas, como comumente se aplicam os recursos interativos. Um dos aspectos importantes do Projeto Trapézio é que a interatividade é dinâmica e o usuário pode tomar a decisão de interagir durante o processo, enquanto a obra está sendo exibida. Ele também pode navegar livremente pela história, que, na versão para iPad, conta com recursos adicionais de navegação.
O Projeto Trapézio alia conteúdo audiovisual e interatividade, com o objetivo de testar as possibilidades estéticas oferecidas por uma estrutura não-linear de narrativa e fruição, através da interface brasileira de interatividade para TVDI, o middleware Ginga, e também através do iOS, para iPad, gerando um produto multimídia complexo e atual.

Filme interativo no Youtube:

Trailer do App para iPad:

Video demonstrativo do Projeto Trapézio em Ginga-NCL:

 

Prêmios:

Troféu Popular no Prêmio Oi Tela Viva Móvel 2013, na categoria Tablets.

1o. Lugar no Concurso de Produto Interativo para TV Digital – Campus Party 2012 – São Paulo

1o. Lugar no III Concurso Latinoamericano de Aplicações Interativas usando Middleware Ginga , na III Jornada Internacional de TVD Terrestre – Valparaíso, Chile – Nov. 2012

Exibições:

II Simpósio Internacional de TV Digital – Unesp, Bauru – SP, 2011

Exposição de Arte Interativa – Interaction South America 2011, Belo Horizonte – MG

FILE Media Art – São Paulo – SP , 2012

Congresso da SET – Mesa: DTVI: O FUTURO DA INTERATIVIDADE 

(leia a reportagem sobre a apresentação do Projeto Trapézio no Congresso da SET (aqui))

Reportagem no site da ECA-USP sobre o trabalho (aqui)

Texto completo do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à ECA-USP aqui